Limpeza de couro

Limpeza de couro

O couro é um tecido que pode ser usado em diferentes itens como: carteiras, bolsa, sofá, sapatos, estofados, entre outros.

De fato, sua beleza e elegância encanta as pessoas, porém submeter esses itens a limpeza de couro é fundamental para que não perca o seu brilho conforme o tempo for passando e pelo fato dele ser um material delicado.

A limpeza de couro não é um procedimento que consiste em lavar a peça, porque tal medida pode resultar em rasgos, manchas ou, ainda, fazer com que o material descasque.

A melhor forma de promover a limpeza de couro sem colocar o material em risco é usando um pano úmido com detergente neutro, pois essa combinação não estraga o tecido.

No caso da limpeza de sofá, se as costuras apresentarem alto grau de sujeira, o indicado é fazer uso de uma escova com sabão neutro, mas o ato de esfregar deve ser de maneira suave. Vencida a etapa, o couro deve ser seco com um pano.

Os produtos abrasivos não devem ser usados neste tipo de tecido, porque eles estragam o couro e a força também é inimiga dele, pois ela danifica o material. De toda forma, para evitar danos, o ideal é contratar uma empresa especializada na limpeza de couros.

Importância de fazer a limpeza de couro

A limpeza de couro periódica é fundamental para fazer com que os estofados, por exemplo, tenham maior durabilidade. No entanto, a higienização por si só não é suficiente, as rachaduras vão aparecer. Por esse motivo, é indicado que a hidratação também seja executada.

Quando fazer a limpeza de couro

A frequência da limpeza de couro varia conforme a localidade em que a peça está, bem como a cor que ela possui. Isso porque cada tipo de couro reage de maneira diferente ao ambiente em que está. A necessidade de limpeza pode ser diferente se considerarmos um local mais seco e outro mais úmido, por exemplo.

Contudo, o indicado é que o procedimento seja executado sempre por uma empresa especializada em limpeza pelo menos a cada três meses como forma de manter a durabilidade e a beleza do tecido. Em couro mais claro, a higienização deve ser feita toda semana nas residências e nos bancos do carro, por exemplo.

Empresa especializada em limpeza

A limpeza de couro executada por uma empresa especializada é feita em etapas. No primeiro momento, a equipe técnica aplica o produto que será o responsável por retirar as sujeiras maiores.

Já para fazer a retirada de sujeiras mais resistentes, a equipe faz uso de um produto específico para a limpeza de couro. Feito isso, é executada a lavagem por extração que consiste em aquecer o couro para que os poros do tecido sejam abertos. Para finalizar, o processo de hidratação é iniciado.

Apesar da limpeza de couro promover a retirada das marcas grandes, pequenas e algumas manchas, ela não tem o poder de corrigir danos mais antigos como rasgos e/ou queimaduras causadas pelo sol.

Contar com uma empresa especializada é a melhor maneira de obter sucesso na realização do serviço. A Dr. Clean conta com profissionais experientes e capacitados na execução da limpeza de couro.

Além disso, possuímos ainda os melhores equipamentos e materiais para a ação. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.