Alergia no inverno: 8 dicas para evitar crises respiratórias

Alergia no inverno: 8 dicas para evitar crises respiratórias
2 anos atrás

A alergia no inverno é algo muito comum. Contudo, entender como evitar as crises respiratórias é fundamental para trazer melhor qualidade de vida tanto para as crianças como para os adultos evitando que eles sofram durante o período com referidos, rinites, entre outras situações.

Alergia respiratória

A alergia respiratória nada mais é do que o corpo colocando seus mecanismos de defesa para atuar diante de uma substância determinada. Para se proteger, o organismo produz um processo inflamatório, ou seja, fazendo com que diversos anticorpos sejam produzidos. Contudo, as pessoas que passam por essa situação vão sofrer com alguns sintomas como:

  • Falta de ar
  • Coceiras
  • Tosse

O problema é que esses sintomas se parecem muito com um resfriado, por isso diante das crises respiratórias, é fundamental contar com ajuda médica para identificar o que vem provocando a situação.

Como evitar crises de alergia respiratória no inverno?

As reações alérgicas precisam ser evitadas no inverno a fim de fazer com que pessoas consigam passar por esse período de forma tranquila e com saúde. Para isso, nos próximos tópicos vamos trazer algumas dicas simples que vão fazer com que a alergia no inverno seja deixada de lado. Confira!

mulher espirrando com alergia no inverno

Dica 1 – Limpe o chão com pano úmido

A limpeza profissional é uma medida muito eficiente para quem deseja se ver livre das crises respiratórias, mas nem sempre dá para contar com isso.

Sendo assim, a primeira dica é que a pessoa prefira ao invés de usar vassoura para limpar os cômodos, a melhor opção é preferir o rodinho e o pano úmido, pois isso vai fazer com que a pessoa não levante a poeira e gere os sintomas indevidos.

Dica 2 – Cuidado com as roupas de frio guardadas

Com o fim do inverno, é comum que as pessoas guardem as roupas de frio, porque elas têm muito espaço. Apesar disso, é fundamental que quem sofre com alergia dê uma atenção especial para elas antes mesmo da estação mais fria do ano voltar a dar as caras.

Para evitar a alergia do inverno, a orientação é que a pessoa mantenha as roupas de frio sempre limpas e isso quer dizer que elas devem ser lavadas de forma frequente.

Dica 3 – Edredons e cobertas

Assim como as roupas, a lavagem de edredom e cobertores, também é um imprescindível para evitar as tão temíveis crises alérgicas no inverno. Como nem sempre é muito fácil fazer a higienização dessas peças, a dica é contar com uma limpeza profissional.

Dica 4 – Aumente a hidratação ingerindo líquidos

No verão, é comum que as pessoas tomem mais água, mas quando a temperatura cai, a tendência natural é que essa ingestão diminua. No entanto, o período seco faz com que as pessoas sofram com o ressecamento das mucosas nasais e isso faz com que o corpo fique impossibilitado de se defender diante do aparecimento das alergias.

Por isso, a orientação é que a pessoa mantenha a ingestão de água na mesma quantidade que no verão, ou seja, pelo menos dois litros de água.

Dica 5 – Abra as janelas de dia

Com a queda das temperaturas, é comum as pessoas optarem pelo fechamento das janelas para deixar os ambientes mais “quentinhos”, mas quem sofre de alergia não pode tomar essa medida.

Essa é a indicação, porque quando as janelas não são abertas, os fungos e os ácaros se propagam com maior facilidade. Assim sendo, é fundamental que as janelas permaneçam abertas.

Dica 6 – Higienize colchões e estofados

Assim como é necessário manter edredons, cobertores e roupas de frio sempre limpos e se possível, optar pela limpeza profissional para garantir a eficiência da ação, os colchões e estofados também devem ser limpos, pois neles se escondem os causadores das reações alérgicas.

Dica 7 – Não exagere no umidificador

Apesar de ser um recurso muito importante, é fundamental que as pessoas não usem o umidificador de forma exagerada. A orientação é usar por até quatro horas diariamente. Isso porque, os ambientes úmidos contribuem para formar um local propício para que aconteça a proliferação de mofo, os ácaros e do bolor.

Dica 8 – Lave o nariz com soro fisiológico

É comum as pessoas lavarem o nariz com soro fisiológico quando estão com muito catarro. Mas, a dica também é nos dias frios usar esse líquido para fazer com que o nariz fique livre do ressecamento. O indicado é fazer o processo de 3 a 4 vezes todos os dias.

Dica Bônus

Acima, listamos algumas dicas importantes, mas vamos trazer uma dica bônus que é em relação ao seu pet. Quem sofre com alergia, o ideal é que evite deixar o seu pet dormir no mesmo quarto e dar ainda banho nele uma vez por semana.

Evite abrir a geladeira french door após sair do banho ou colocar alimentos em seu interior.

Além disso, quem tem tapete de pelo também precisa dedicar atenção especial a ele, mantendo a limpeza em dia, pois isso também contribui para provocar a alergia.

Conclusão

Com as dicas acima, esperamos ter te ajudado a estar preparado para a chegada do inverno evitando sofrer com as reações alérgicas que são tão ruins e causam tantos danos às pessoas. 

VEJA TAMBÉM:

drclean

drclean

0 Comentários

Seu comentário: