Como fazer uma limpeza eficiente para o seu sofá

Como fazer uma limpeza eficiente para o seu sofá
2 anos atrás

O sofá é o primeiro objeto que os visitantes notam ao adentrarem a sala. Mais ainda, a casa tende ser vista como um reflexo dos moradores, então, uma limpeza eficiente dos objetos, principalmente o sofá, responsável pelo descanso e conforto, é sempre muito importante, não só para manter as aparências, mas até para a saúde dos moradores. 

Isso porque, primeiramente, um sofá mal conservado pode afetar negativamente a percepção das pessoas sobre quem mora na casa, ou mesmo um apartamento.

Mais ainda, sem a devida higienização o móvel pode acumular pó, ácaros e outros agentes que podem prejudicar o bem-estar no espaço e até provocar reações alérgicas e agravar outras condições de saúde.

Por isso, é importante saber como fazer uma limpeza eficiente do seu sofá, e da residência toda, para manter a higiene em primeiro lugar e aproveitar da melhor forma o espaço. 

Os conjuntos de sofás produzidos em fábricas especializadas ajudam a criar a melhor impressão e adequam-se a todos os espaços, inclusive com a instalação de climatizadores evaporativos que reduzem a umidade do ar. 

Contudo, para manter a qualidade, eles demandam cuidados especiais de tempos em tempos, seja de forma independente ou contando com o auxílio de profissionais.

Os aspectos de um sofá podem enganar

As pessoas costumam investir em móveis, e especificamente em sofás, de modo a obter mais qualidade, garantia e confortável, assim consideram o uso e valor estético. 

No entanto, cada móvel sofre algum tipo de desgaste ao longo do tempo, causado por diferentes situações, como:

  • Derramamento de alimentos;
  • Manchas do tempo;
  • Óleos corporais;
  • Pelos de animais;
  • Poeira.

Tudo isso pode afetar a qualidade e a aparência do sofá. Além disso, a impureza não é apenas uma preocupação estética, mas também um cuidado com a higiene e segurança.

Assim, da mesma forma que há a necessidade de procurar uma empresa de ar condicionado para a manutenção do equipamento para reduzir riscos à saúde, é importante manter uma rotina para higienização do sofá e até mesmo avaliar um cronograma de manutenção desse móvel com profissionais.

Devido a esses fatores e à falta de conhecimento sobre como limpar um sofá em casa, as pessoas tendem a comprar aqueles que são mais fáceis de manter, com cores escuras e tecidos duráveis.

No entanto, eles podem tornar a sala pouco convidativa se não corresponderem ao design interior e, ainda assim, demandarão cuidados específicos conforme o material para manter a qualidade, durabilidade e limpeza.

Assim, as preocupações com a manutenção são necessárias, mas não devem impedir ninguém de comprar um sofá de  preferência.

Importância da limpeza e higienização do sofá 

Manter seus conjuntos de sofá limpos da forma correta permite ampliar a longevidade do estofamento. Além disso, a limpeza do tecido ajuda a preservar a aparência original por mais tempo, além de garantir as cores intactas.

Mais ainda, a limpeza ajuda a eliminar o mau cheiro que se acumula com o tempo, a sensação de umidade e manchas. E se você tem animais de estimação, os pelos e patas podem trazer ou causar sujeira. 

Esses elementos podem poluir o sofá e deixar seus filhos ou familiares doentes. Além disso, limpar o sofá em casa enche a sala de estar com perfume e a torna mais convidativa e, somado à climatização proporcionada por uma empresa que limpa piscinas, fica tudo ainda melhor.

Entenda o sofá e as necessidades

Sofás vêm em uma grande variedade de tecidos. Couro, veludo, linho, algodão, poliéster e vários tecidos são usados ​​para fazer a cobertura de toda a estrutura da espuma e materiais que proporcionam conforto e bem-estar. 

Alguns sofás têm uma combinação de dois ou três materiais, e cada material tem requisitos próprios. 

Assim, é fundamental identificar primeiro os tecidos utilizados no seu sofá. Muitas vezes você encontrará essas informações em etiquetas ou no manual do proprietário.

Se você comprou um sofá de lojas especializadas, ou mesmo grandes magazines, é possível encontrar as informações sobre o tecido no site. 

Se você não conseguir encontrar o tipo de tecido, você pode tirar fotos dele e pesquisar online para saber sobre junto a especialistas ou nos próprios mecanismos de busca.

Com essas informações é possível identificar se há algumas condições ou cuidados específicos para preservar o sofá, como verificar com uma empresa de gerador silenciado, se o ar ambiente pode ser direcionado ao material, se há uma temperatura determinada para não prejudicar o tecido do sofá, ou mesmo se a lavagem deve ser feita com substâncias específicas.

Alguns dos tecidos para sofás mais populares e as necessidades de cuidados são os seguintes:

  1. Algodão

É um tecido fácil de manter, mas muitas vezes pode encolher após a lavagem. Como precaução, é bom limpá-lo a seco nas primeiras vezes. Ao fazer isso, verifique também se alguma parte do sofá é removível. 

  1. Couro

É fácil de limpar, mas não precisa ser encharcado de água. Basta fazer a limpeza superficial com pano úmido. Usar muita água pode danificá-lo.

Cabe ressaltar que determinados modelos de couro precisam de mais hidratação para evitar que o material rasgue ou descasque.

  1. Veludo 

Por causa da estrutura do material original ser mais macio/”felpudo”, atrai muitos fiapos e poeira, e você pode limpá-lo com detergentes suaves.

Dependendo da estrutura geral do sofá, alguns geralmente são acompanhados por uma capa removível, o que os torna extremamente fáceis de limpar. Portanto, procure esses recursos adicionais também.

Se você planeja comprar um sofá novo, entenda suas necessidades e exigências e consulte o fabricante sobre como limpar o móvel da melhor forma.

A consulta com uma empresa de manutenção de ar condicionado pode indicar a temperatura mais adequada para a climatização, e assim não prejudicar o material que cobre a estrutura do sofá.

Alguns tecidos, como veludo ou tecidos de cores claras, podem precisar de mais cuidados do que outros. Dessa forma, considere o material antes de investir em um sofá.

Familiarize-se com as etiquetas de limpeza

Algumas instruções do fabricante podem ser confusas de entender. Aqui está um rápido glossário do que significam as palavras na etiqueta do sofá.

A letra A significa limpadores à base de água. Isso indica que você pode limpar o tecido com agentes de limpeza domésticos comuns, como detergentes ou limpadores de sofá de tecido.

A letra S significa solventes, ou seja, você deve usar apenas um determinado tipo de solução química para limpeza. Esses tecidos precisam ser limpos a seco por profissionais.

Quando as duas letras estão juntas, significa que você pode usar solventes ou limpadores à base de água para este tecido.

Os tecidos geralmente mencionam instruções de engomar também. Como seguir estas instruções é vital, assim como de uma máquina de fazer gelo em cubo industrial preço, não vá contra nenhuma delas. 

Mesmo um pequeno erro pode arruinar completamente o tecido e deixá-lo com uma aparência surrada. Ou, no caso do exemplo, não ter gelo suficiente para um dia de festa.

Dicas para uma limpeza eficiente do sofá

Levando em consideração que a maioria dos sofás produzidos e vendidos em larga escala são de tecidos, as dicas abaixo valem para um grande número de pessoas. 

Ainda assim, se houver alguma dúvida, vale recorrer às etiquetas e instruções dos fabricantes e vendedores.

  1. Vaporize o sofá

Use um vaporizador de roupas portátil ou o ferro a vapor para eliminar os ácaros da superfície. Passe por todo o sofá, deixando apenas o vapor tocar e penetrar no tecido. 

Se você não tiver um vaporizador ou ferro de passar roupas com essas características, pule esta etapa e vá direto para a aspiração.

  1. Aspire o estofamento

Com o acessório de estofamento do seu aspirador, passe por todo o sofá: 

  • Almofadas;
  • Braços;
  • Encosto;
  • Assento;
  • Vãos de encaixe.

Se as almofadas forem removíveis, retire-as e aspire o tecido por baixo, indo até as costas e os braços que o aspirador puder alcançar. 

Com a ferramenta de fenda, vá ao longo das costuras, ao redor de todos os botões e ao longo da guarnição.

  1. Teste um local escondido

Certifique-se de testar qualquer limpador de estofado ou aparelho de limpeza que você escolher em uma área escondida primeiro, para ter certeza de que é seguro para o tecido e que não causará manchas de água ou perda de cor.

  1. Localize manchas invisíveis

Para tecidos que podem ser limpos com segurança utilizando água, trate as manchas de alimentos e animais de estimação com uma fórmula contendo enzimas, seguindo as instruções da embalagem. 

Em uma vasilha, misture 1/4  colher de chá de detergente neutro com uma xícara de água morna. Se suas almofadas tiverem capas removíveis, abra-as e coloque uma toalha de papel entre o tecido e o enchimento para absorver o excesso de umidade. 

Aplique o produto de limpeza em um pano e seque a mancha com cuidado, trabalhando de fora para dentro. 

Assim que a mancha for removida, enxugue a área com outro pano úmido para enxaguar bem e secar. Para tecidos “S”, remova as manchas de acordo com as instruções da embalagem com um produto à base de solvente.

  1. Limpe os braços e os apoios de cabeça 

Para tecidos à prova de água, use um limpador de extração portátil. Basta dispensar a mistura de limpador e água, agitar o tecido com o bocal da escova e aspirar a sujeira para o tanque. 

Para tecidos que recebem somente solventes, é melhor chamar um profissional para uma limpeza segura e completa.

  1. Higienize o sofá

Depois que seu sofá estiver limpo e seco, mate as bactérias remanescentes e elimine odores em estofados à prova de água com um spray desinfetante de tecido, ou com um produto próprio para tecido com agente antibacteriano.

A necessidade da busca por um serviço profissional

Existem várias razões pelas quais você deve considerar limpar seu sofá profissionalmente, mesmo que essa limpeza mais profunda não seja sempre necessária, assim como é necessário técnicos para verificar o funcionamento de uma mini câmara fria para congelamento de alimentos.

Os limpadores de estofados profissionais têm as melhores ferramentas e produtos, além de uma vasta experiência, para que você tenha a garantia de uma limpeza bem-sucedida. 

Se o seu sofá é feito de um material caro, como camurça ou linho fino, e você não está se sentindo confiante para limpá-lo sozinho, vale a pena deixar o trabalho para um profissional.

É mais caro contratar esse trabalho do que fazer você mesmo, mas se você precisa de um resultado garantido, houve uma pausa mais longa entre as limpezas, há sujeiras impregnadas, e principalmente se já tentou os métodos de limpeza domésticos e não chegou a um resultado satisfatório, a solução é buscar ajuda profissional.

Conclusão

A limpeza eficiente de um sofá de tecido ou um projeto cozinha industrial pode demandar cuidados específicos, mas com as dicas acima, não parecerá tão complicado manter sua casa limpa e agradável.

Assim, procure produtos de limpeza adequados para o seu sofá, consulte produtos de limpeza doméstica em lojas especializadas, e alcance um ambiente confortável, livre de sujeira e que te permita receber as visitas com um sorriso no rosto.

Agora com seu sofá limpo e cheiroso, fique tranquilo para assistir suas séries ou filmes com mais conforto.

drclean

drclean

0 Comentários

Seu comentário: