Como economizar energia e água ao limpar a casa?

Como economizar energia e água ao limpar a casa?
3 semanas atrás

Se quer saber como pode economizar energia ao limpar a sua casa realizando as tarefas domésticas do dia-a-dia, oferecemos, nesse post, uma série de recomendações que pode seguir para moderar o seu consumo de energia e baixar suas contas de luz.

Na verdade, há muito por onde começar, para reduzir o gasto, pelo que antes de mais você deve ter a certeza que tem o serviço elétrico mais econômico. É importante você saber a potência de luz que necessita, e também ter uma tarifa de energia adequada. Não vai valer muito, se você aplicar várias formas de baixar a conta, se o preço que paga por cada kwh é muito caro, certo?

Portanto, para que a sua fatura não chegue todo o mês com valores insuportáveis, e se você limpa sua casa várias vezes por semana, tenha em conta esses detalhes pois podem fazer a diferença.

Como já referido, podemos economizar tanto na energia como até com os próprios produtos que usamos para limpar a nossa casa, movéis, sofás, roupas e muito mais.

5 dicas para economizar energia e água com as tarefas domésticas

Utilize programas de frio na máquina de lavar: sempre que possível e caso não necessite de tirar nódoas difíceis ou desinfectar tecidos, utilize programas de frio para a lavagem da roupa. Saiba que cerca de 80% da energia gasta em cada lavagem é destinada ao aquecimento da água. É melhor tratar as manchas que você acha mais difíceis antes de as colocar e ligar a máquina de lavar e usar o sistema de lavagem a frio.

Vente cada cômodo por 5 minutos, logo de manhã e/ou à noite, sem ter o aquecimento ou o ar condicionado ligados. Não proceda à ventilação de todas as divisões ao mesmo tempo, mas sim de forma independente e fechando a porta de cada divisão para evitar perdas de energia.

Use os aparelhos de maior consumo com a carga a 100%, como a máquina de lavar e o lava-louças, e use-os fora dos horários de pico, já que aplicam um preço mais barato para o kWh de eletricidade. Aposte na eficiência energética ao usar programas de lavagem a frio para a máquina de lavar e priorize o uso da máquina de lavar louça ao invés de lavar à mão. A utilização da máquina de lavar louça, permite-nos economizar água e eletricidade em comparação com a lavagem manual da louça. Procure aproveitar ao máximo a sua carga, colocando cada peça no local mais adequado.

Já sabemos que para limpar o chão ou até mesmo no banheiro, por exemplo, vamos usar bastante água. Coloque reguladores de vazão em todas as torneiras da casa para reduzir a quantidade de descargas por minuto e feche as torneiras sempre que possível durante o uso da água.

Limpe o saco do aspirador com frequência para que a sujeira não se acumule e exija mais energia para ser usada pelo eletrodoméstico durante a operação.

Como limpar a casa sem gastar muito com produtos de limpeza

  • Nunca antes as portas dos armários onde se guardam os produtos de limpeza tiveram tanto alvoroço: detergentes, pastilhas para a máquina de lavar louça, alvejantes, limpadores de madeira, limpadores de vidro, e específicos para banheiros e para o chão do terraço… Na verdade, tudo isso aumentou em nossa casa para enfrentar o coronavírus já que a higiene de tudo e todos é crucial para o combater.

A limpeza da casa requer um primeiro exercício simples para economizar: verificar as datas dos produtos de limpeza porque os detergentes também expiram. Armazenar todos os produtos de limpeza debaixo do lava-louça, após as datas de uso recomendado, faz com que o detergente perca suas propriedades. Corremos até o risco de que os recipientes de plástico que os contêm comecem a se degradar e suas partículas modifiquem as fórmulas dos produtos de limpeza.

Os produtos de limpeza têm o prazo de validade mencionado na embalagem ou anotado no rótulo. Evite, portanto, acumulá-los desnecessariamente ou sucumbir à tentação de ofertas do tipo “dois por um”, que só farão com que o produto perca eficácia, de forma que será necessária mais quantidade para a mesma limpeza, ou que termine no lixo.

Existem produtos, como o detergente líquido, que podem durar de seis meses a até um ano após a abertura do recipiente, desde que armazenado em local fresco e seco. Outros, como limpadores de chão, são mais duráveis, pois duram até dois anos sem problemas. Porém, se o sabão contiver produtos antibacterianos, sua vida útil pode ser reduzida em até um ano.

Quando o detergente está quase acabando, fica sempre uma quantidade restante de produto no fundo que geralmente acaba não sendo utilizada e termina no lixo. Mas existe um truque simples para o evitar e assim poupar algum dinheiro a cada ano.

Deve ser feito com um recipiente vazio, água morna e um cortador ou tesoura afiada. Em seguida, é hora de colocar a água no recipiente do produto, fechar a tampa e agitar. Deve deixar repousar um minuto – para que a mistura volte ao fundo – e então um pequeno triângulo deve ser recortado de um lado no fundo do recipiente. Esta abertura servirá como um funil para despejar a mistura em outro recipiente menor ou em um copo. E use-o mais algumas vezes para as tarefas de limpeza!

drclean

drclean

0 Comentários

Seu comentário: