Como evitar mofo em cômodos úmidos da casa

Como evitar mofo em cômodos úmidos da casa
3 meses atrás

Se você mora em uma casa onde não há muita incidência de luz solar, ou apenas é muito úmida por qualquer outro motivo, sabe como é difícil afastar o mofo, que tenta se infiltrar a todo custo na casa.

Para isso, há maneiras de limpar, alguns truques e até o material de limpeza que faz isso de forma mais eficiente e mais fácil para você. Dessa forma, você conseguirá deixar sua casa livre desses invasores.

O mofo pode ser muito prejudicial para a saúde da sua família, causando diversas doenças associadas à fungos, principalmente no sistema respiratório, por isso é tão importante afastar esse mofo.

O mofo caracteriza um estágio avançado de infestação por fungos que é possível notar através dos pontos pretos que aparecem na área afetada, corroendo a superfície e sendo bem difícil de limpar.

Quer saber como evitar o mofo em cômodos úmidos da sua casa? Continue lendo este post, pois iremos te dar algumas dicas para isso.

Como prevenir mofo em casa

Para manter essa infestação longe você precisará seguir algumas coisas como limpar periodicamente a casa, o que já ajuda muito em manter o mofo longe de casa, seja qual for o cômodo.

Instale calhas no telhado, ou toldos para o escoamento correto da água irá evitar que ela se infiltre em sua casa e crie um ambiente favorável para a reprodução de mofo, mas realizar a limpeza dos toldos e calhas também é importante para evitar a proliferação de sujeira.

Casas que são construídas em regiões de mata e encostas são úmidas, por conta das condições que a cercam, por isso, é preciso investir em um revestimento anti mofo em toda a sua estrutura.

Evite encostar os móveis na parede e caso você os tire para lavar ou limpar, não os coloque no lugar antes que esteja completamente seco, isso irá prevenir que o ambiente fique ainda mais úmido que o normal.

Em caso de ter muitos livros em sua casa, é preciso que eles sejam bem arejados, ou eles irão mofar, estragando não apenas os livros como o entorno deles, seja a prateleira ou a parede, por isso é necessário sempre arejar o ambiente.

Para evitar mofo, independente do cômodo é necessário que o espaço seja bastante ventilado, por isso, não esqueça de abrir as janelas e deixar o ambiente respirar, isso já irá ajudar muito na prevenção do mofo.

Como evitar mofo no banheiro

É muito normal que o banheiro seja o cômodo com mais mofo da casa, isso acontece por que ele geralmente recebe bem menos luz e raios de sol, além disso, o vapor de água deixa o ambiente quente e úmido, um ambiente ideal para o mofo.

Dessa forma, é bem comum ver que as paredes e o teto possuem manchas de mofo, assim como os móveis usados no espaço, que mofam e estragam muito rapidamente por conta dos fungos.

Existem algumas coisas que podem ser feitas para que o banheiro seja menos afetado pelo mofo. Você pode deixar a porta e a janela do banheiro abertas após o banho, assim, todo o vapor irá sair.

Caso tenha uma cortina de box no banheiro deixe sempre esticada, de forma que toda a superfície possa secar rapidamente. A umidade se acumula rapidamente nas dobras desse material, fazendo surgir o mofo.

Sempre mantenha o cômodo limpo, usando desinfetante em todos os cantos do banheiro e após a lavagem, seque bem as superfícies. Um produto que você pode usar é o vinagre, com o auxílio de um MOP você poderá passar em todos os cantos. Ele pode ser usado juntamente com o bicarbonato de sódio.

Os móveis também precisam de muito cuidado, os armários devem sempre ser limpos e arejados para evitar a proliferação do fungo.

Além disso, vazamentos no encanamento pode ser uma das razões pela qual o banheiro e a parede de outro cômodo está mofando, fique atento para perceber se isso não está acontecendo em sua casa.

Como evitar mofo nos armários e guarda-roupas

Quando se trata desses móveis, eles são ideais para a reprodução desses fungos, isso acontece porque o ambiente é fechado e escuro, criando o melhor local para sua reprodução.

Assim, a melhor forma de evitar que eles se multipliquem é usar a iluminação e a ventilação do ambiente. Abra as portas e gavetas sempre que possível, apenas para dar uma arejada e receber um pouco de luz.

As peças que ficam no guarda-roupa precisam ser tiradas do móvel e expostas ao sol ou ar de tempos em tempos para que não mofem, por isso, sempre que possível deixe elas do lado de fora.

Um potinho de bicarbonato de sódio ou pedaços de giz no guarda-roupa podem fazer a diferença na luta contra o mofo, esses materiais absorvem a umidade, evitando o mofo.

Nos armários da cozinha, tente limpar com vinagre sempre que possível, isso irá remover todo o bolor e evitar que os fungos se proliferam pelo móvel.

Essas são algumas dicas de como manter o mofo longe de sua casa, ele é muito prejudicial para a saúde, principalmente de bebês e crianças que não possuem os anticorpos necessários para combater as doenças.

Por isso, é preciso sempre cuidar para que eles não tomem conta da sua casa e acabe prejudicando as paredes, móveis e o mais importante, sua saúde.

Deixe que a casa sempre tenha ar fresco, pelo menos algumas horas do dia, isso já fará toda a diferença para deixar sua casa livre de mofo, mesmo nos cômodos mais úmidos.

drclean

drclean

0 Comentários

Seu comentário: