Como acabar com ácaros na pele?

Como acabar com ácaros na pele?
2 anos atrás

Não há como negar que os ácaros são o terror para todas aquelas pessoas que sofrem de alguma alergia. E, por mais que eles sejam imperceptíveis a olho nu, a verdade é que eles têm um efeito gigantesco na nossa saúde, haja vista que eles podem causar diversos problemas.

Além de ser terrível para os que têm alergia, o ácaro pode desencadear alergias respiratórias ou piorar uma rinite, por exemplo. Então, será que há uma forma de acabar com ácaros na pele? Existe algum método para isso?

Essa é uma dúvida muito comum, ainda mais quando se sabe que os ácaros podem provocar problemas mais graves, como doenças subcutâneas. Nos próximos parágrafos, iremos falar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Gostou?

Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Onde os ácaros estão presentes?

Uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre esse assunto é em relação a onde os ácaros vivem. Onde eles estão presentes? Quanto a isso, a notícia não é das melhores, uma vez que eles estão por toda parte.

E isso acontece em especial por conta da sua rápida reprodução. Então, eles estão presentes em vários locais, desde roupas, toalhas, roupas de cama, travesseiros, sofás, almofadas, bichos de pelúcia e uma lista quase que interminável de objetos.

Inclusive, só para você ter noção de quantos os ácaros podem se reproduzir, em apenas um metro quadrado, de um carpete ou tapete, por exemplo, pode acumular cerca de 100 mil ácaros de uma só vez. Parece mentira, mas não é.

Outro fator para que isso aconteça é porque eles buscam locais que sejam próximos ao corpo humano, e há algumas razões para isso, as quais iremos falar no decorrer deste artigo.

O que os ácaros causam na pele?

Os ácaros podem causar diversos males para a nossa saúde como um todo, inclusive para a nossa pele, por exemplo.

No entanto, ele pode se manifestar tanto em forma mais grave quanto algo mais brando, a depender da pessoa. Iremos falar sobre alguns dos problemas a seguir.

1 Coceira na pele

Muitas pessoas não sabem dessa informação, mas os ácaros se alimentam de várias coisas, sendo uma delas as escamas da nossa pele. E é por essa razão que eles sempre buscam estar próximos de seres humanos.

Por mais nojento que pareça, é assim que acontece, e é por isso que eles causam uma série de doenças. As partes mais superficiais da nossa pele se descamam bastante com o tempo, e é disso que eles se alimentam.

Trata-se de queratina, que chamamos de pele morta. É disso que os ácaros mais gostam. E esse processo é bem simples a gente sequer percebe.

Pela noite, ao dormir, os ácaros na pele se acasalam e penetram nos folículos capilares, as glândulas que são responsáveis pelo crescimento dos nossos pelos.

Sendo assim, eles colocam os seus ovos em uma reprodução que é bem rápida. Os ovos eclodem e acabam sofrendo uma metamorfose. E os ácaros, em sua vida adulta, acabam se alimentando da sua pele.

E esse é um dos processos que podem gerar coceiras na pele, além de alergias cutâneas. Mas, nesse caso, é um tanto fácil resolver esse problema, uma vez que basta eliminar o ácaro da sua vida, ou pelo menos reduzir a presença deles em sua casa.

Ademais, os seus excrementos e os demais micro-organismos mortos se dispersam em poeira fina, o que, ao inalar, pode ocasionar em problemas respiratórios.

2 Dermatite atópica

Além de coceira comum na pele, os ácaros também podem aumentar as chances de desenvolver a dermatite atópica. Em suma, nada mais é do que uma doença crônica, a qual se inicia quando se é criança.

Nesse caso, ela se manifesta por intermédio de erupções e coceiras na pele, em especial nas dobras dos braços e atrás dos joelhos.

Fora isso, os médicos acreditam que a dermatite pode vir associada à asma brônquica e à rinite alérgica, e é nesse contexto que os ácaros entram.

Porque a presença de ácaros na pele ou mesmo no ambiente pode sim causar alergias respiratórias e piorar a rinite de um indivíduo. Ou seja, isso agrava as chances de se desenvolver a dermatite.

3 Cravos e sarnas

Outra coisa que muita gente não sabe é que o ácaro pode ocasionar problemas com cravos e sarnas. Mesmo porque, além dos ácaros que estão presentes em nossas casas, ainda há os ácaros parasitas do homem.

No caso da espécie Demodex Folliculorum, por exemplo, ele é capaz de atingir os folículos e as glândulas sebáceas. E isso vai fazer com que apareçam cravos na pele ou até a sarna humana.

Passam dos objetos para a pele?

Os ácaros vivem em diversos locais da nossa casa, como já mencionado acima. Então, será que isso quer dizer que eles podem voar por aí e se depositarem na nossa pele?

Na verdade, não. Algo que você deve entender é que eles precisam de um “suporte”, por assim dizer, para aderir.

Então, eles não podem simplesmente sair voando. Quando eles estão no ar, na verdade eles estão vivendo na poeira.

E o motivo para eles estarem presentes tanto no pó quanto nas fibras do tecido se dá porque é disso que se alimentam. Da nossa pele ou da pele de animais.

Quando vamos dormir, o nosso corpo, naturalmente, acaba soltando escamas na cama, lençóis e travesseiros. E os ácaros estão lá, prontos para se alimentar.

Como combatê-los?

Há algumas formas sim de combater esses micro-organismos, basta ter os seguintes cuidados:

  1. Troque seu travesseiro a cada dois anos.
  2. Evite travesseiros de plumas ou ervas e cobertores e tapetes mais felpudos.
  3. Tenha tapetes antialérgicos;
  4. Higienize seu colchão e estofados ao menos uma vez por semana;
  5. Lave suas cortinas duas vezes ao mês e coloque-as para secar ao Sol.
  6. Lave seu colchão, sofás e cortinas com uma empresa especializada duas vezes ao ano.

Manter a limpeza e higiene em dia é e sempre vai ser o método mais eficiente de combater ácaros e tantos outros micro-organismos, inclusive o ácaro.

Como reconhecer sintomas e doenças?

Para poder identificar o tipo de ácaro e diferenciar as doenças, a melhor coisa a se fazer é ir ao médico, haja vista que ele é o profissional adequado para isso.

Nesse caso, ele irá fazer uma série de exames, os quais serão tanto observacionais quanto outros mais aprofundados.

Fora isso, o médico pode ter que fazer um teste de puntura ou até coletar o seu sangue, a fim de saber se o paciente produziu algum anticorpo.

Tratamentos e prevenção

As doenças que o fungo pode ocasionar, como asma alérgica ou dermatite atópica, são crônicas. Ou seja, duram para a vida toda do paciente, apenas tem alguns períodos de melhora e piora.

Cada uma delas tem sim a sua forma de tratamento, mas no geral, é preciso fazer uso de anti-inflamatórios mais potentes, como corticoides, mas sempre tendo cuidado para não exagerar.

Mas, para se precaver, a melhor coisa a se fazer é manter distância dos ácaros, os quais podem estar presentes em tapetes, cortinas, bichos de pelúcia etc. Por isso, a dica é sempre fazer a limpeza da casa com um pano úmido, a fim de remover sujidades.

drclean

drclean

0 Comentários

Seu comentário: