Ambiente de trabalho: saiba como a limpeza é essencial

Ambiente de trabalho: saiba como a limpeza é essencial
2 anos atrás

Ambiente de trabalho é muito importante para manter a harmonia e excelente produtividade. Os investimentos em limpeza no ambiente de trabalho é um jeito de manter a empresa em ordem e promover inúmeros benefícios aos colaboradores.

Manter todos os ambientes da empresa limpos e organizados é uma tarefa desafiadora, pois considerando o número de pessoas e processos que acontecem nos ambientes, a higiene torna-se complexa.

No entanto, com um bom planejamento, aquisição de equipamentos e produtos adequados para a limpeza e a contratação de colaboradores ou empresas especializadas em limpeza, os processos de higienização podem ser mais simples.

Os cuidados com as questões de limpeza envolve todos os setores da empresa, desde a produção até a higiene dos equipamentos e ambientes industriais como: banheiros, escritórios, refeitórios, entre outros.

Definir as regras relacionadas a limpeza dos ambientes é muito importante para os gestores darem uma atenção especial às demandas de limpeza durante a criação do planejamento da empresa.

Uma limpeza adequada assim como a contratação de empresas especializadas podem agregar uma série de benefícios aos funcionários e consequentemente ao negócio.

Antes de investir nos serviços de limpeza, produtos e equipamentos, os gestores precisam ter entendimento do que é um ambiente limpo, pois assim será mais fácil definir os procedimentos de higiene e como serão executados.

A limpeza no ambiente de trabalho é muito importante, assim como o gerenciamento de riscos.

O que é um ambiente de trabalho limpo?

Várias pessoas associam a limpeza apenas com a remoção da poeira e higiene das superfícies. No entanto, o termo vai muito além destas possibilidades.

Basicamente, um ambiente limpo pode ser definido como um local bem cuidado, higiênico e sem sujeira.

Imagine uma mesa de trabalho cheia de papel, excessos de comida e objetos de trabalho jogados.

Janelas de vidro e fachada em ACM sujas de poeira e embaçadas, puxadores de portas sujos, criam uma imagem ruim da empresa.

A bagunça e poluição visual podem até não atrapalhar em um primeiro momento.

Entretanto, visto de fora, cria uma imagem de desorganização e caos, algo que pode prejudicar a credibilidade do profissional.

Com o passar do tempo a desordem e falta de limpeza podem prejudicar os trabalhos de assessoria contábil, gerando impactos da produtividade e qualidade dos serviços, principalmente nesta área que envolve documentos de grande relevância.

Um ambiente limpo é a soma de diversos detalhes.

Desde evitar o acúmulo de sujeira, até cuidar de pequenos itens importantes no local de trabalho.

Problemas que podem acontecer com a falta de limpeza no ambiente de trabalho

A higiene é um dos pilares da saúde, ou seja, é impossível ignorar a importância em manter a limpeza e ordem nos ambientes corporativos, pois estes espaços são acima de tudo um ambiente coletivo.

A simples falta de limpeza e cuidado com os ambientes podem gerar diversas complicações de saúde aos colaboradores. Desde doenças virais até problemas respiratórios que podem ser causados pela falta de higiene.

A saúde física é apenas um ponto, pois os gestores de contabilidade em São Paulo precisam ficar atentos à queda na qualidade dos serviços. 

Estar em um ambiente sujo e desorganizado pode gerar vários sentimentos ruins nos funcionários e isso compromete o trabalho.

Uma boa limpeza tem o poder de transformar os ambientes e melhorar o humor dos colaboradores. Um ambiente com escassez de limpeza pode gerar problemas, tanto para os profissionais quanto para a empresa.

Alguns dos problemas gerados pela falta de limpeza são:

  • Reduz a motivação e desempenho;
  • Possibilita a proliferação de doenças infecciosas;
  • Prejudica a qualidade de vida dos funcionários;
  • Diminui a produtividade;
  • Deteriora materiais e equipamentos;
  • Reduz a higiene pessoal dos profissionais;
  • Deprecia os produtos e serviços;
  • Estimula o cansaço e o desânimo por parte dos funcionários.

Como a limpeza pode contribuir para a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho?

Para manter um ambiente sempre limpo e bem higienizado é fundamental que todos colaborem diariamente para a manutenção. Isso não significa que todos os dias a empresa deve realizar a higienização.

A limpeza e arrumação dos ambientes podem ser feitas diariamente, mas com pequenas ações que influenciam os resultados.

Pensando nisso, o método do 5S é muito eficiente e ajuda a manter a limpeza e ordem nos ambientes. 

Isto posto, conhecer a metodologia, suas bases são maneiras de implementá-lo na sua empresa de serviços de contabilidade preços e assim ter excelentes resultados na limpeza e organização dos ambientes.

O que é o Método 5S?

O método 5S se baseia na ideia de que todos podem colaborar para melhorar o ambiente de trabalho.

Basicamente, o 5S é uma solução que diz respeito ao pensamento Lean que diz respeito à cultura organizacional nos âmbitos pessoal e profissional. Os sensos do 5S possibilitam transformar o ambiente de trabalho mais interessante e adequado para a produtividade.

Os 5S consistem em:

Senso de utilização

Diz respeito à separação do que é útil do que é inútil. O que não tem mais utilidade no ambiente deve ser eliminado, enquanto o que ainda é utilizado de alguma forma, pode ser mantido ou remanejado para outro setor que lhe aproveite melhor.

Senso de ordenação

Este senso é baseado na ideia de que cada objeto/equipamento deve ter o seu lugar.

Uma vez que há lugares definidos para os itens, é necessário mantê-los sempre no local adequado. Neste senso, a comunicação visual pode ser uma grande aliada.

Senso de limpeza

Tem como objetivo manter o ambiente de trabalho sempre muito limpo e organizado. O foco é tentar sujar o mínimo, buscando eliminar as fontes de sujeira.

A limpeza e manutenção contribuem positivamente para redução de danos e perdas em uma assessoria contabilidade

A ideia não é realizar apenas as limpezas consideradas pontuais, mas criar um sistema que favorece os processos de manutenção da limpeza.

O ato de limpar é algo muito comum na rotina de trabalho dos colaboradores. Assim, como trocar os sacos de lixo quando estes estão cheios.

O profissional precisa manter o seu setor sempre limpo, ajudando na higiene dos espaços comuns, além de descobrir e eliminar os focos de sujeira, evitando poluir a empresa e assim cuidar da preservação dos equipamentos e materiais.

Senso de padronização ou saúde

O foco deste senso é manter o ambiente de trabalho sempre favorável para os colaboradores, visando sempre a manutenção da saúde física e mental.

Isto posto, os funcionários precisam sempre se sentir satisfeitos com o ambiente no qual está inserido.

Ambientes organizados devem estar sempre limpo e ter apenas o que é útil, pois, isso estimula as pessoas a se sentirem mais felizes e motivadas.

Este senso reflete todos os ganhos obtidos com os outros sensos.

Senso de autodisciplina

O foco deste senso é a conscientização e promoção, já que o 5S é uma cultura, ou seja, precisa ser compreendida para que seja cumprida pelos colaboradores. O 5S só pode ser eficiente se todos os funcionários estiverem cumprindo com as regras.

Ações que ajudam a manter os ambientes de trabalho limpos

Além dos 5S, outras ações que podem ser executadas para ajudar na limpeza e organização dos ambientes, consiste em limpar os equipamentos e móveis adequadamente e não acumular excesso de sujeira e objetos na mesa de trabalho.

Para auxiliar nesses cuidados, é interessante contar com um local adequado para armazenar os objetos utilizados para realizar avaliação de conformidade, entre outras atividades.

Também é importante evitar comer na mesa de trabalho, pois esta ação pode contribuir para a proliferação de insetos e germes.

Manter as áreas comuns da empresa sempre livre de itens como ferramentas, caixas ou materiais desnecessários é outra dica importante para a devida manutenção dos espaços.

Benefícios da limpeza no ambiente de trabalho

A falta de limpeza e a desorganização podem ser grandes barreiras para uma boa produtividade. É difícil se sentir criativo com um ambiente bagunçado, por a desordem pode gerar sensações ruins.

A limpeza e organização são determinantes para um bom ambiente de trabalho.

Sendo assim, a conservação e novos hábitos de higiene são importantes e podem ser um grande diferencial na jornada de trabalho e nas atividades como a elaboração de planejamento sucessório familiar, por exemplo.

Processos de arrumação, limpeza e higiene podem proporcionar vários benefícios para a empresa e aos colaboradores.

Os principais benefícios são:

  • Melhor aproveitamento do ambiente de trabalho;
  • Promove mais conforto e bem-estar aos colaboradores;
  • Permite ter a saúde em dia;
  • Mais organização e uma boa impressão dos ambientes;
  • Aumenta a produtividade;
  • Diminui os índices de retenção de talentos;
  • Ajuda na conservação dos equipamentos e materiais;
  • Reduz os números de acidentes;
  • Promove mais otimização de tempo;
  • Amplia a durabilidade das ferramentas, materiais e equipamentos.

Deste modo, com diversos benefícios, investir nos serviços de terceirização de limpeza e realizar os procedimentos de higiene e organização dos ambientes de trabalho são formas de ter espaços mais harmoniosos na empresa.

drclean

drclean

0 Comentários

Seu comentário: