Saiba como criar um plano de marketing ao seu negócio de limpeza

Saiba como criar um plano de marketing ao seu negócio de limpeza
2 anos atrás

O sucesso de uma empresa depende muito da criação de um bom plano de negócios, de um plano de marketing e ações inteligentes.

Assim, aprender como o planejamento é importante nos negócios, independentemente do segmento é uma maneira de empreender e ter ótimos ganhos.

Muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, passam por dificuldades nos primeiros meses de abertura do negócio, principalmente quando não há um planejamento adequado e os processos burocráticos e de estabilização são mais complexos.

Assim, bem como é importante ter boas ideias, pensar no ponto comercial e listar os custos, é necessário estar preparado para os diferentes cenários que podem surgir, porque tudo isso ajuda a planejar o futuro da sua empresa e obter sucesso nessa jornada.

O que é um plano de negócios?

O plano é um documento que consiste em descrever todos os objetivos e metas de uma empresa e quais são passos e ações que podem ajudar a conquistar esses objetivos, reduzindo as incertezas.

Com o planejamento é possível identificar e restringir os erros no papel, evitando tais práticas no mercado.

Qual a relevância do plano de negócios para a sua marca?

O plano de negócios é importante, seja para quem está iniciando ou para os que desejam ampliar o seu empreendimento. 

Um destaque importante é que o planejamento não elimina riscos, mas ajuda a evitar que alguns erros sejam cometidos por falta de análise, reduzindo os índices de incerteza do negócio.

Alguns pontos interessantes do plano, por exemplo:

  • Ajuda na expansão de empresas que já estão em atividade;
  • Permite organizar as ideias para abrir um novo empreendimento;
  • Apoia a administração do negócio, seja em estratégia ou números;
  • Capta recursos, sejam humanos, financeiros ou parcerias;
  • Facilita a comunicação.

A criação do plano é algo que faz parte da jornada dos empreendedores, por isso é considerado um processo muito importante para todo negócio, desde brutos Limeira até um comércio varejista.

O papel do planejamento de marketing nos negócios

Um plano de marketing é um documento voltado para as estratégias de marketing dos negócios.

Os empreendedores podem incluir os objetivos, análises, indicadores e outras informações relevantes e podem orientar na gestão da empresa.

Desse modo, o planejamento pode ser desenvolvimento para a área de marketing como um todo, mas ter um foco maior nas campanhas, estratégias (marketing de relacionamento ou de conteúdo, por exemplo) e dos produtos/serviços que a empresa oferece.

O plano pode ser uma ótima ferramenta de gestão de marketing para negócios, atendendo desde empresas especializadas em alarmes monitorado até empreendimentos focados na distribuição de jogos. 

Assim, o documento orienta os empreendedores a criarem ações e estratégias que ajudem a cumprir com os objetivos de modo eficiente e que ajudem no crescimento da empresa.

Por que criar um plano de marketing para o seu negócio?

Várias empresas iniciam os seus negócios sem entender bem a importância que o marketing tem.

No entanto, ao trabalhar diariamente, logo a necessidade de divulgar produtos e serviços surgem, além de ter que atrair e criar um bom relacionamento com os clientes.

A partir disso começa uma divulgação nas redes sociais e distribuição de material impresso. A ideia é interessante, mas o problema é a falta de uma estratégia por trás. 

Outro problema é quando uma empresa, seja para a distribuição de cortinas blackout ou em outros setores, possui um planejamento, mas as ideias ficam apenas na cabeça do gestor, fazendo os profissionais executarem diversas ações sem um real compreendimento de onde se deseja chegar com o negócio, o que pode comprometer as atividades e o desenvolvimento da sua empresa de limpeza.

Esses dois caminhos podem não gerar o resultado que os empreendedores desejam, por isso o plano de marketing é tão importante, pois ajuda a definir um caminho para que o marketing proporcione resultados interessantes aos negócios.

O documento é um guia que serve para todos na empresa saber das suas responsabilidades e como o seu trabalho pode colaborar para que a marca tenha ótimos ganhos.

Além desta, outras funções que o planejamento de marketing cumpre são:

  • Mapeamento de cenários, antecipação de ameaças e identificação de oportunidades;
  • Embasamento na tomada de decisões com base em dados obtidos em análises e pesquisas;
  • Otimização dos investimentos em marketing, evitando desperdícios e aumentando o retorno;
  • Melhora na comunicação interna, integração entre as equipes e motivação dos funcionários;
  • Geração de resultados de curto, médio e longo prazo que ajudam a tornar as estratégias mais sustentáveis.

Isto posto, um plano de marketing é uma poderosa ferramenta para ajudar nos processos de gestão e tornar o seu empreendimento de limpeza um grande sucesso, assim como ocorreria na certificação nr 12 ou em serviços contábeis bem estruturados.

Para isso, o planejamento de marketing pode ter diferentes tipos: por níveis, por campanhas ou estratégias.

Como criar um planejamento de marketing para as empresas de limpeza?

Higiene é um assunto sério e está diretamente ligado com saúde e bem-estar das pessoas. Considerando este fato, esse mercado não para de crescer, algo interessante para quem deseja empreender neste segmento.

O setor está sempre crescendo, graças ao uso da tecnologia que pode ser uma grande aliada na divulgação dos serviços de limpeza. 

Dentro desta possibilidade, as empresas podem contar com o marketing digital no segmento de limpeza e higiene é algo inovador e muito importante nesta área.

O marketing digital pode ser utilizado na elaboração de materiais e, consequentemente, na divulgação dos produtos e serviços do seu negócio.

Criação do planejamento

No marketing, a expressão “planos de ação” é muito comum e diz respeito às estratégias, metas e objetivos que criados para obter algum resultado no seu negócio.

Existem vários métodos e ferramentas que podem ajudar as empresas nas questões de cunho administrativo e com as estratégias.

A ferramenta 5W2H, por exemplo, surgiu nos processos de gestão de qualidade e consistem em aumentar a eficiência e desempenho das atividades da empresa.

Neste método, acredita-se que toda ação é influenciada por alguns cenários e para elaborar um planejamento de ação que ajuda modificar as situações, é necessário responder algumas perguntas importantes como:

O que?

O que precisa ser feito para mudar a situação da empresa? Se o seu objetivo é aumentar o número de prestação de serviços de limpeza ou fechar mais contratos, os profissionais devem avaliar bem as propostas comerciais que você oferta aos seus clientes.

Por que?

Por que a ação deve ser realizada? Qual o grande objetivo por trás disso? Um bom exemplo e que se conecta ao “Por que”, seria o aumento das vendas.

Os investimentos, por exemplo, em AVCB bombeiro tem um motivo muito importante que é de certificar que o local tem condições de garantir a segurança e proteção das pessoas que circulam nos ambientes.

Isto posto, saber o motivo pelo qual as ações devem ser executadas é muito importante para o sucesso do plano de negócios e de marketing.

Quem?

Quem será responsável pelas ações? O gestor da empresa? Algum administrador?

Definir quem ficará cuidando desta parte é fundamental para que as ações sejam monitoradas corretamente.

Onde?

Quais meios serão utilizados para executar as ações? Considerando o exemplo citado acima, as ações serão realizadas para melhorar a prestação de serviços.

Quando?

Em que época e quais condições a ação será realizada? Isso é decidido pelo empreendedor.

Escolher datas ou meses sazonais, por exemplo, é uma ótima maneira de impulsionar os anúncios e outros materiais de divulgação que ajudem as pessoas a conhecerem os serviços da empresa de limpeza.

Como?

Qual método será utilizado para as ações? Nesta parte, é importante calcular o percentual de negócios que a empresa consegue fechar sobre o total de propostas comerciais emitidas.

Quanto?

Quais serão os custos das ações? Esta é uma informação que pode variar conforme o orçamento da empresa e quanto está disponível para os investimentos nas ações de marketing que ajudam a potencializar as vendas/prestação dos serviços.

Estratégias que podem ser implementadas no segmento de limpeza

Existem algumas opções entre as inúmeras estratégias de marketing que podem ajudar a sua empresa da área de limpeza e os negócios de portaria remota, que podem atuar em conjunto, a obterem melhores resultados, por exemplo:

  1. Uso de redes sociais

Um perfil ou página nas redes sociais pode tornar a marca mais ativa nesses canais, permitindo construir um bom relacionamento com os clientes e fortalecer a imagem do negócio, tornando-se uma referência no segmento.

Nesses canais, é possível construir um bom marketing digital e conversar mais com o público, ao invés de focar somente nas ofertas de chuveiro de emergência.

Isso gera boas lembranças sobre a sua empresa no imaginário do consumidor e pode influenciar as pessoas a escolherem a sua marca.

  1. Investimentos em anúncios

Os investimentos em mídia tem um papel importante para que a sua marca conquiste novos clientes e tenha mais visibilidade, algo que ajuda no sucesso.

No segmento de higiene e limpeza, uma das estratégias de marketing mais importantes é a criação de anúncios que tenham conteúdos promocionais que estimulem o consumo.

O segredo para esta ação dar certo, é um planejamento que considere os objetivos e o público a serem conquistados, facilitando o processo de identificar os canais adequados para os anúncios, como os utilizados em de empresa de limpeza e curso NR 10.

Produção de conteúdo e e-commerce para B2B (Business to Business) são outras estratégias que podem estar no planejamento de marketing da empresa de limpeza, possibilitando que a companhia cresça cada vez mais e conquiste excelentes resultados.

drclean

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